Secretarias Municipais de Segurança e de Educação juntamente com a GMN, combatem ao bullying e a violência nas escolas da capital
- Assecom GMN
- 7 de abr.
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de abr.

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, celebrado em 7 de abril, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), promoveu nesta segunda-feira (07) a ação educativa “Todos Contra o Bullying”, na Escola Municipal Professora Adelina Fernandes, localizada no bairro Potengi, Zona Norte da capital.
A atividade contou com a participação da secretária da Semdes, Samara Trigueiro, e do Inspetor Bruno, coordenador do Rondas de Proteção Escolar – ROPE, da Guarda Municipal do Natal (GMN), que conduziu uma palestra esclarecedora sobre bullying e suas implicações legais. O evento também teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da equipe do Departamento de Defesa Social e Educação para a Cidadania – DDSEC, que distribuiu panfletos educativos com orientações sobre respeito e empatia, reforçando o papel da escola como espaço seguro para todos.

Durante a palestra, o Inspetor Bruno explicou os tipos de bullying, alertou sobre as consequências emocionais e sociais da prática e destacou que, com a entrada em vigor da Lei nº 14.811/2024, o bullying e o cyberbullying passaram a ser tipificados como crime no Código Penal.
“Às vezes você pode pensar que está apenas brincando, mas bullying não é brincadeira. Já tivemos casos graves no país, inclusive de automutilações e suicídios causados por esse tipo de comportamento. É fundamental respeitar as diferenças e procurar ajuda se presenciar ou for vítima de bullying”, alertou o inspetor durante sua fala.
A iniciativa envolveu mais de 380 alunos do 6º ao 9º ano da unidade escolar e teve como objetivo principal conscientizar a comunidade escolar sobre os impactos do bullying e incentivar a construção de um ambiente mais saudável e acolhedor.
A diretora pedagógica da escola, Andresa Ferreira, e a coordenadora Rosalba de Medeiros, foram as responsáveis pela organização do evento. Rosalba destacou que o aprendizado adquirido durante a palestra seria levado pelos alunos não apenas para o dia a dia escolar, mas também para toda a vida.
“Estamos formando cidadãos para a sociedade. É essencial que os alunos compreendam os prejuízos que o bullying pode causar e saibam como agir diante de situações como essas”, afirmou Andresa Ferreira.

A secretária Samara Trigueiro também ressaltou a importância do trabalho conjunto entre a comunidade escolar e os agentes de segurança:
“Como professora do ensino superior, acredito na força da educação como ferramenta fundamental para a formação do cidadão. Essa parceria entre a Semdes, a GMN e a Secretaria de Educação é essencial para prevenir o bullying e promover a cultura da paz nas escolas”.
O estudante Marlison Victor, do 9ºC, relatou que a palestra foi esclarecedora e tocante:
“O bullying pode machucar e acabar com a vida de uma pessoa. Não podemos permitir que isso aconteça”, disse.

A ação integra uma série de atividades que estão sendo realizadas nas escolas municipais das quatro zonas administrativas da cidade, reforçando o compromisso da gestão municipal com a promoção da cidadania e da segurança nas instituições de ensino.


Próximas palestras
Nesta terça-feira (08), a equipe do ROPE e da Semdes estará presente em mais três unidades escolares:
Escola Municipal Otto de Brito
Escola Municipal Ulisses de Góis
Escola Municipal Juvenal Lamartine
A Prefeitura do Natal reafirma que o combate ao bullying é uma prioridade, e iniciativas como essa são fundamentais para garantir o bem-estar dos alunos e fortalecer a cultura do respeito nas escolas da capital.