top of page

Operação Sucata: Ação integrada entre Polícia Militar e Guarda Municipal resulta na prisão de quatro suspeitos por receptação e apreende grande quantidade de cabos e cobre em Natal

Atualizado: 5 de fev.

Técnicos da Semsur reconheceram os cabos como sendo aqueles furtados na Rua 25 de Dezembro, na Praia do Meio, na Zona Leste, e deixaram a região às escuras.


Em uma ação integrada entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Natal (GMN), a Operação Sucata foi deflagrada nesta segunda-feira (3), resultando na prisão de quatro proprietários de sucatas suspeitos de receptação de fios furtados. A operação, que ocorreu simultaneamente nos bairros do Alecrim e Zona Norte, também apreendeu uma grande quantidade de cobre sem comprovação de origem legal.

 

O Comando da GMN, representado pelo Inspetor Fonseca, a Secretária da Semdes, Samara Trigueiro e o Comando da Polícia Militar, representada pelo Tenente Coronel Robson, Comandante do primeiro batalhão, participaram da ação que baseou-se no Decreto Estadual nº 33.958, de 16 de setembro de 2024, e regulamenta a compra, venda e troca de cabos de cobre, alumínio, baterias e transformadores no estado do Rio Grande do Norte.


Conforme determina a norma, estabelecimentos que comercializam esses materiais são obrigados a manter um cadastro atualizado contendo informações detalhadas sobre a procedência dos produtos, incluindo identificação de vendedores e compradores, além da emissão de notas fiscais.

 

De acordo com o decreto, a comercialização de cabos e fios sem comprovação de origem pode resultar em multa de R$ 5 mil, apreensão do material e até o cancelamento do registro fiscal da empresa. A medida visa coibir a receptação de materiais furtados, uma prática criminosa que tem gerado graves prejuízos à população natalense.


Ao todo, sete estabelecimentos foram fiscalizados, sendo quatro no Alecrim e três na Zona Norte (ZN). Das quatro prisões em flagrante, três aconteceram no Alecrim e uma na ZN.

 

O inspetor Fonseca, comandante da Guarda Municipal do Natal, destacou a importância de ações como a Operação Sucata para combater crimes que afetam diretamente os serviços públicos e a segurança da população. "A receptação de fios e cabos não é apenas uma infração legal, mas um ato que compromete a iluminação pública e prejudica a vida dos cidadãos. Estamos firmes, junto com a Polícia Militar e outras instituições, para combater essa prática e garantir que quem descumpre a lei seja responsabilizado", afirmou o inspetor.

 

Para o Tenente Coronel Robson, Comandante do Primeiro Batalhão da Polícia Militar, a Operação Sucata é uma demonstração do compromisso das forças de segurança em agirem com rigor, visando a segurança e o bem-estar da sociedade. “Estamos em atuação em conjunto com a Guarda Municipal do Natal, Semsur e Semurb, a fim de coibir esses delitos que tanto assolam a sociedade. Estamos indo na fonte compradora para coibir essas ações delituosas que depredam o patrimônio público e privado,” destacou.


 


Opmerkingen


LOGO NATAL SEMDES 2023.png

© 2023 por Assecom  |  GMN

bottom of page