top of page

Natal fortalece rede de proteção à mulher com nova base da Patrulha Maria da Penha da GMN

Nova base inaugurada nesta sexta-feira (07/03), funciona no Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser.

Nesta sexta-feira (07), a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SEMUL) e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES), inaugurou a nova base da Patrulha Maria da Penha. O espaço, localizado no Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser, reforça o compromisso da gestão municipal na luta contra a violência doméstica e na ampliação da rede de proteção às mulheres.


A nova base foi entregue durante a solenidade de lançamento da campanha "Natal é Delas", em alusão ao Mês da Mulher e à programação do Dia Internacional da Mulher. O evento contou com a presença de representantes do poder público e da sociedade civil engajados na causa.



Para a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, CGA Eliete, o espaço foi pensado para oferecer maior acolhimento às equipes que atuam 24 horas na proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade. “É um ambiente acolhedor, adequado para nosso trabalho. Vemos o empenho da secretária Samara e dos assessores do prefeito, como Higor e Flávio, da USAG e da SEMDES, em proporcionar um local adequado para que possamos desempenhar nossas funções da melhor forma”, destacou.


Rede de Apoio: um suporte essencial às vítimas de violência


Além da estruturação da nova base, a Patrulha Maria da Penha integra uma rede de apoio essencial às vítimas de violência doméstica. Segundo a CGA Eliete, muitas mulheres enfrentam dificuldades para romper o ciclo de agressão, seja por questões emocionais ou financeiras. "A rede de apoio começa com a retirada da mulher daquele ambiente doente, que está adoecendo-a psicologicamente ou fisicamente. Em muitos casos, elas são levadas para a Casa Abrigo Clara Camarão", explicou.



Outro suporte fundamental oferecido é o auxílio aluguel, que pode ser solicitado junto à medida protetiva para mulheres que não possuem condições de se manter longe do agressor. Além disso, o município conta com o CREEM (Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher), que oferece assistência social e psicológica, fortalecendo o atendimento às vítimas.


Escudo da Patrulha Maria da Penha de Natal - PMP
Escudo da Patrulha Maria da Penha de Natal - PMP

A Patrulha Maria da Penha atua em parceria com a SEMUL, SEMDES, Ministério Público, Guarda Municipal e outras instituições, formando uma rede interligada de proteção. "Nosso trabalho é garantir que essas mulheres tenham respaldo e segurança para recomeçar suas vidas longe da violência", reforçou Eliete.


Com essa nova estrutura, Natal dá mais um passo significativo na luta pela proteção das mulheres, garantindo um serviço especializado e uma rede de apoio fortalecida para enfrentar a violência de gênero.

Comments


LOGO NATAL SEMDES 2023.png

© 2023 por Assecom  |  GMN

bottom of page