Integrantes da GMN participam de evento da Acadepol sobre maus-tratos a animais em alusão ao “Abril Laranja”
- Assecom GMN
- 5 de abr.
- 2 min de leitura

No dia 04 de abril de 2025, A CGA De Oliveira e o CGA Lucas, participaram de um importante evento promovido pela Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Acadepol), representando a Guarda Municipal do Natal (GMN). A atividade fez parte da campanha internacional Abril Laranja, que visa conscientizar e prevenir os maus-tratos contra animais.
O evento teve como tema “Conscientização sobre crime de maus-tratos contra animais e cadeia de custódia” e foi realizado no auditório do Centro Empresarial Soares Ribeiro, em Candelária, Natal/RN. A ação foi resultado de uma parceria entre a Polícia Civil (Acadepol), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), por meio da Comissão Especial de Direito Animal, e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do RN (CRMV-RN).

Criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA), a campanha Abril Laranja tem ganhado força no Brasil, onde os maus-tratos contra animais são considerados crime, com legislação específica para proteger o bem-estar animal.
A programação contou com palestras da delegada Juliana Maria Rocha Pinheiro Bezerra da Silva e do médico-veterinário Nirley Verçilly Lopes Formiga, entre outros especialistas, abordando os desafios da cadeia de custódia e a atuação técnica eficiente no enfrentamento a crimes dessa natureza.
Para os GMs presentes, o tema abordado foi de extrema importância para a atuação diária da corporação, em especial do GAAM (Grupamento de Ações Ambientais da GMN), que atua diretamente no resgate, salvamento e proteção de animais em situação de risco.
A iniciativa reforça o compromisso da Guarda Municipal do Natal com a causa animal e com a aplicação das leis de proteção, promovendo um trabalho cada vez mais qualificado e alinhado às diretrizes de bem-estar e justiça.
Comments