GMN discute expansão do Programa Semente Cidadã em parceria com o ROPE
- Assecom GMN
- há 5 dias
- 2 min de leitura

Na manhã desta quinta-feira (24), o Subcomandante de Instrução e Material da Guarda Municipal do Natal (GMN), Alexandre Melo, se reuniu com a equipe de guardas municipais responsáveis pela execução do Programa Semente Cidadã. O encontro teve como principal objetivo alinhar o projeto ao Setor de Instrução, uma vez que tanto o Semente Cidadã quanto o Programa Amana que eram ligados ao Subcomando de Segurança, agora estão vinculados ao Subcomando de Instrução da corporação.
Durante a reunião, foram apresentados ao Subcomandante o plano de ação, as atividades desenvolvidas, as estatísticas, e as avaliações realizadas com alunos, pais e responsáveis. Segundo o CGA Cláudio, coordenador do Programa Semente Cidadã, o momento também permitiu o surgimento de novas ideias. “Nessa reunião nasceu uma proposta que chamamos, num primeiro momento, de ‘O Semente vai às Escolas’, em parceria com o Rondas de Proteção Escolar (ROPE). Vamos realizar alguns estudos para viabilizar essa ação da melhor maneira possível”, explicou.
A proposta consiste em levar o Programa Semente Cidadã diretamente às escolas municipais, promovendo oficinas que abordem temas de cidadania e esporte. O inspetor Bruno, coordenador do ROPE e da Academia de Formação da GMN, destacou que a ideia inicial é que as atividades sejam realizadas em formato de oficinas de um dia, com modalidades esportivas como futsal e vôlei, aliadas a momentos teóricos sobre cidadania e o papel social do esporte. "Hoje foi a primeira reunião sobre o projeto piloto. Agora vamos formalizar tudo no papel e discutir os próximos passos", afirmou.
Ainda segundo o CGA Cláudio, também foram apresentadas as necessidades estruturais e de apoio do Programa ao Subcomandante. Ele ressaltou o otimismo da equipe após o encontro: “Nós que fazemos o Programa Semente Cidadã ficamos muito otimistas com o que ouvimos do Subcomandante de Instrução.”
O Programa Semente Cidadã é reconhecido por seu trabalho na formação cidadã de crianças e adolescentes, utilizando atividades educativas, culturais e esportivas para promover valores de respeito, responsabilidade e convivência pacífica. Com a expansão e a nova parceria com o ROPE, a expectativa é que o projeto alcance ainda mais jovens na rede municipal de ensino.
Comentários