top of page

GGIM-Natal apresenta dados, orientações e reflexões sobre saúde mental e prevenção do suicídio

Reunião do Colegiado Pleno reúne representantes de secretarias municipais e de forças policiais.

Foto: Flávio Vieira - GGIM

Na quinta-feira (28), integrantes do Colegiado Pleno e convidados participaram da reunião que abordou a temática do Setembro Amarelo, no intuito de sensibilizar os agentes da segurança pública e demais servidores para o autocuidado e para conhecimento dos fatores de risco e de proteção da saúde mental e, consequentemente, da prevenção de morte por suicídio.


Para falar sobre esse importante tema, foi convidada a psiquiatra Dulciana Costa, a qual integra a Coordenação de Saúde Mental do município e o Núcleo de Saúde do Trabalhador, é a atual presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas e membro da Câmara Técnica Intersetorial de Prevenção do Suicídio em Natal. A psiquiatra apresentou a palestra “Substâncias psicoativas e seus reflexos na saúde mental e no desempenho profissional”, quando trouxe relevantes informações e dados estatísticos sobre a necessidade da manutenção da saúde mental através de ações institucionais visando o bem-estar coletivo e do autocuidado a ser praticado por cada agente público. Além desses assuntos, foram abordados a psicofobia, que se caracteriza pela exclusão e preconceito de pessoas com dificuldades psicológicas e emocionais, como identificar o momento de buscar a ajuda de profissional da saúde ou rede de apoio nos casos de adoecimento psíquico.

Foto: Flávio Vieira - GGIM

Fizeram-se presentes na reunião, representantes da Semdes e da Guarda Municipal (ROPE, AMANA, PROSEMC e NASGAM), da Secretaria Municipal de Saúde (DVS/DANTS), da Semul, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal e do Instituto Técnico-científico de Perícia.


O momento serviu para realizar a sensibilização a respeito da temática da campanha do Setembro Amarelo, com foco no acolhimento de servidores com saúde mental afetada e na abordagem humanizada, aspecto indispensável para os operadores do serviço público. Além disso, houve abertura para relatos e trocas de experiências e modelos de ações entre os agentes, que certamente servirão de exemplo e motivação para atividades futuras de projetos que objetivem garantir a saúde mental nos espaços organizacionais de cada instituição.

Foto: Flávio Vieira - GGIM

O encontro foi considerado bastante esclarecedor e estimulante pelos membros do Colegiado Pleno do GGIM-Natal, que ressaltaram a importância da discussão desses temas para melhoria constante do serviço prestado à população natalense.


A próxima reunião do colegiado está prevista para acontecer dia 25 de outubro.

Comentários


LOGO NATAL SEMDES 2023.png

© 2023 por Assecom  |  GMN

bottom of page