Conheça os Grupamentos da GMN
- Assecom GMN
- 4 de fev.
- 4 min de leitura

A Guarda Municipal do Natal foi criada pela Lei Municipal nº 4.000 de 04 de Junho de 1991. É subordinada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), que tem como secretária a advogada Mônica Santos.
É composta por um Comando Geral, dois Subcomandos (Segurança/Trânsito e Instrução/Material) e os grupamentos GAAM (Grupamento de Ação Ambiental Municipal), ROPE (Ronda de Proteção Escolar), ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), GAPA (Grupamento de Ação Patrimonial), RONDAS (Ronda Saúde), ROPAM (Ronda de Proteção Ambiental) e PMP (Patrulha Maria da Penha).
De acordo com o Plano de Cargos da GMN, os operadores estão distribuidos nas funções de Agentes, Chefes de Grupos de Ação (CGA's), Supervisores e Inspetores.
Nossos Grupamentos:
GMN
A Guarda Municipal do Natal tem uma atuação social assídua em diversas áreas do município do Natal. Buscando interagir em prol da formação de uma sociedade mais justa e igualitária, onde o cidadão venha encontrar respeito, cidadania e paz social.
Dentro dessa ótica foram formados seis grupamentos distintos, o GAAM (Grupamento de Ação Ambiental), a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), GAPA (Grupamento de Ação Patrimonial), ROPE (Ronda de Proteção Escolar) , RONDAS (Ronda Saúde), ROPAM (Ronda de Proteção Ambiental) ) e PMP (Patrulha Maria da Penha).

GAAM
O Grupamento de Ação Ambiental foi criado através da Lei 5.391, de 31 de outubro de 2002. A ele cabe a responsabilidade de preservar o patrimônio ambiental do município, agindo em observação do estrito cumprimento das normas e recomendações expedidas pela Secretaria Especial do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
O GAAM ainda tem a prerrogativa de promover visitas e policiamento aos locais da cidade onde existem ecossistema, adotando políticas educacionais de divulgação para prevenção da natureza, combatendo crimes ambientais, entre outras missões.

ROMU
A Ronda Ostensiva Municipal compõe uma unidade de apoio tático da GMN, a ela cabe a missão de monitorar preventivamente e atuar sistematicamente em situações de crise nas unidades, praças, logradouros e bens públicos municipais.
Dispondo de uma equipe treinada especificamente para agir nas diversas situações delituosas, a ROMU age no âmbito do município em ações de segurança pública. Suas atribuições vão desde a prática contínua de rondas preventivas até o apoio operacional permanente aos cidadãos natalenses.
Atualmente a ROMU dispõe de equipes que atuam especificamente no centro da capital. A ROMU CENTRO age preventivamente com patrulhamentos com viaturas e a pé, e ostensivamente com abordagens e condução de suspeitos perante a autoridade policial.

GAPA
O Grupamento de Ação Patrimonial, foi criado como um destacamento da GMN que é responsável pela manutenção da paz pública nas diversas unidades municipais. A ele cabe a missão de zelar pela preservação do patrimônio público, assim como pela segurança dos funcionários e cidadãos que fazem uso dos bens e serviços coletivos. O GAPA atua de forma cidadã em contato direto com a população informando, respeitando, mediando crises e agindo com firmeza nos casos que assim convém. No entanto, diante da necessidade operacional, na prática, atualmente o GAPA atende a diversos tipos de ocorrências, principalmente aquelas geradas nas áreas leste e oeste da capital.

ROPE
A Ronda de Proteção Escolar atua 24h direcionada às unidades municipais de ensino de Natal em três frentes distintas e integradas. A primeira é o trabalho da Ronda Escolar, que age patrulhando e visitando regularmente todas as unidades da rede pública do município. A segunda é voltada para o planejamento e a segurança de eventos promovidos pelas escolas. Nesse sentido, são implantadas medidas de segurança para atuar de forma móvel e fixa, dependendo das necessidades. Por fim, as ações sociais preventivas onde os alunos das mais variadas faixas etárias recebem dos guardas municipais palestras e informações de maneira lúdica, fomentando a imagem do policial como um agente protetor e amigo.

RONDAS
A Ronda Saúde realiza patrulhamento ostensivo direcionado as 82 unidades médicas municipais situadas nos cinco distritos sanitários de Natal. O planejamento do patrulhamento é realizado de maneira a manter as viaturas distribuídas por área de atuação específica, sendo para o Distrito Norte I e II direcionadas duas viaturas e três motocicletas, o Oeste com uma viatura e outras três motocicletas, e os distritos Sul e Leste com uma viatura de patrulhamento em cada um.
O trabalho utiliza ferramentas estatísticas no sentido de mapear as manchas criminais apontando os tipos de delitos mais frequentes em cada área de localização dos distritos sanitários. A medida possibilita aplicar ações preventivas com maior capacidade de combater a criminalidade e a violência registrada em cada setor.

ROPAM
A Ronda de Proteção Ambiental trata-se de um reforço na segurança da área onde está localizado o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. A medida amplia o efetivo de guardas municipais que atuam no patrulhamento das trilhas pavimentadas e naturais do Parque, como também reforça guarnições nas entradas e saídas da unidade de conservação ambiental no sentido de levar mais segurança para os frequentadores da área, prevenindo e combatendo delitos.

PMP
A Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal do Natal (PMP/GMN) é uma unidade que atende e monitora mulheres vítimas de violência doméstica. A PMP/GMN também realiza ações de conscientização e fiscaliza o cumprimento das medidas protetivas.
Algumas das ações da PMP/GMN são:
Visitas domiciliares
Monitoramentos por telefone
Patrulhamentos em rotas de maior risco
Patrulhamentos nas saídas do trabalho
Prisões em flagrante
Palestras em escolas
Capacitação profissional
Fornecimento de alimentos
A PMP/GMN também tem um Núcleo de Pesquisa e Cidadania Feminina (Nupfem), que articula ações de capacitação e educação.
Para denunciar violência doméstica, pode ligar para o Ligue 180.
Desde a sua criação e implementação, até hoje, a PMP mantém em zero o índice de reincidência de agressão e zero feminicídio contra as mulheres assistidas.
Comentários