Comenda Bel. Maurílio Pinto homenageia comando da GMN e esposa do agente Domício Soares na Câmara Municipal de Natal
- Assecom GMN
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Solenidade aconteceu nesta terça-feira (22) e homenageou profissionais da Segurança Pública.

Na noite desta terça-feira (22), a Câmara Municipal de Natal foi palco de uma emocionante cerimônia de reconhecimento a personalidades da segurança pública. O Comandante da Guarda Municipal do Natal (GMN), Inspetor Fonseca, o Subcomandante Alexandre Melo e a senhora Sinara, viúva do Guarda Municipal Domício Soares, foram agraciados com a Comenda Bel. Maurílio Pinto de Medeiros — uma das mais relevantes honrarias concedidas a profissionais que se destacam na área da segurança no Estado do Rio Grande do Norte.
A solenidade conduzida pela vereadora Camila Araújo contou com a presença de outros vereadores, dentre eles, Preto Aquino, propositor do evento, e também da Secretária Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Samara Trigueiro e de outras outras autoridades.
A entrega da comenda à esposa do GM Domício Soares teve significado especial. O agente foi assassinado no dia 29 de setembro de 2022, enquanto estava em serviço no Parque da Cidade. O crime chocou a sociedade potiguar e acendeu o alerta sobre os riscos enfrentados diariamente pelos profissionais da segurança pública.
Durante a cerimônia, a vereadora Camila Araújo relembrou a importância do legado de Domício e destacou a sanção da Lei Ordinária nº 7.785, de 18 de dezembro de 2024, de sua autoria, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Natal o "Dia de Conscientização e Combate à Violência contra os Agentes de Segurança Pública", a ser celebrado anualmente no dia 29 de setembro — data do falecimento de Domício.
A comenda leva o nome do icônico delegado Bel. Maurílio Pinto de Medeiros, figura histórica da segurança pública do RN. Conhecido como “Xerife”, Maurílio ingressou na Polícia Civil em 1964, foi chefe da instituição por 21 anos e chegou a exercer os cargos de subsecretário e secretário adjunto de Segurança Pública do estado. Após 47 anos de serviços prestados, aposentou-se em 2011 e faleceu em maio de 2018, aos 76 anos.
A homenagem desta terça reforça o reconhecimento à atuação dos profissionais da GMN e marca mais um passo simbólico na luta contra a violência que atinge aqueles que protegem a sociedade. Em memória de Domício Soares, a noite foi não apenas de honra, mas também de reforço do compromisso com a segurança pública e a valorização da vida de seus agentes.
.
Comments